Grupo SEMEAR é vencedor das categorias de projeto acadêmico e de impacto social na competição de robótica CoRA
14 de outubro de 2021

O Grupo SEMEAR conquistou a primeira colocação em duas categorias da competição de robótica CoRA 2021, com os projetos "Lisa, a Robô Humanoide" para Projeto Acadêmico e "Juntos na Robótica" para Impacto Social.

A Competição de Robôs Autônomos (CoRA) é uma realização do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (PETEE) da UFMG, e, neste ano, ocorreu de forma totalmente virtual. O evento convoca públicos de diferentes idades e níveis de conhecimento para quatro categorias de projetos: acadêmico, mirim, caseiro e impacto social.

Para participar, era necessária a produção de um vídeo pitch de apresentação do projeto. Os inscritos passaram por uma seleção feita pela comissão organizadora, que definiu os finalistas. Estes foram divulgados para voto popular no Instagram do PETEE UFMG, e o vencedor de cada categoria foi definido pelo vídeo com o maior número de curtidas.

Os vídeos produzidos pelo SEMEAR tiveram ótima recepção nas mídias do PETEE UFMG: "Lisa, a Robô Humanoide" recebeu mais de 2 mil curtidas e quase 6 mil visualizações, enquanto "Juntos na Robótica" obteve mais de 1 mil curtidas e foi visto por 3 mil pessoas, conferindo ao Grupo a vitória sobre 8 inscritos na categoria de projeto acadêmico e 4 na de impacto social.

Além das premiações para os dois projetos inscritos, o SEMEAR obteve um terceiro prêmio na Gincana "Trilha do Conhecimento", atividade organizada para promover interação entre as equipes participantes da competição. O vencedor foi definido levando em conta o engajamento de convidados em uma série de webinars promovidos pelo PETEE UFMG, que abordavam temas relevantes para formação profissional de graduandos em engenharia.

O Grupo SEMEAR (Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica) é uma organização estudantil da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), formada em sua maioria por alunos de graduação. O objetivo do grupo é complementar a formação acadêmica e profissional de seus membros por meio do desenvolvimento de projetos inovadores em engenharia e robótica.

Presente no campus da USP de São Carlos há mais de 10 anos, o Grupo SEMEAR já marcou extensa presença em competições de robótica pelo país com robôs autônomos, controlados e até drones. Por meio de um Núcleo de Robótica para Extensão dentro da organização, o SEMEAR também realiza trabalhos de extensão, levando a robótica para a comunidade.

Os dois projetos do SEMEAR inscritos na CoRA fazem parte da missão do Grupo de promover impacto social por meio da robótica. A Lisa é uma robô interativa, de aparência lúdica e amigável, que responderá a comandos por voz e será levada a escolas e feiras na comunidade, com o intuito de atrair o interesse de crianças e jovens para a robótica. O desenvolvimento é realizado integralmente pelo grupo e aplica conhecimentos de processamento de linguagem natural (PLN) em Python, impressão 3D e comunicação serial com uma tela LCD.

Já o Juntos na Robótica consiste em uma oficina de introdução à robótica oferecida pelo SEMEAR aos jovens atendidos pela ONG Salum em comunidades de São Paulo e do Vale do Jequitinhonha. O curso aborda diferentes temas relacionados à robótica, mostrando suas importantes aplicações na sociedade, além de também incluir a construção de um carrinho elétrico, oferecendo um contato direto com um projeto prático. A missão do trabalho é apresentar a robótica aos alunos como uma área acessível e muito presente em nossas vidas.

A participação na CoRA proporcionou ampla divulgação aos trabalhos realizados pelo SEMEAR e também uma proveitosa troca de experiências a partir do contato com iniciativas de outras equipes. As três conquistas obtidas refletem a alta dedicação dos membros e contribuem para a consolidação da missão almejada pelo Grupo: a de excelência e referência em robótica.

Os vídeos vencedores podem ser conferidos nestes links:

» Lisa, a Robô Humanoide
» Juntos na Robótica