Professor da EESC é condecorado em Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos
25 de outubro de 2022

No último dia 20 de outubro, a prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou a cerimônia de condecoração dos vencedores do Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos 2022.

O evento contou com a presença do professor Emiliano Rezende Martins, como o premiado representante da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP), na modalidade Jovem Pesquisador.

Organizado pelo município, o Prêmio reconhece e destaca alunos, professores e cientistas que contribuíram para a ciência nacional e internacional em diversas modalidades, de forma a estimular a produção científica, tão fundamental para o desenvolvimento do país. Vale lembrar que São Carlos é conhecida como a “Capital Nacional da Tecnologia” justamente por ter se tornado um grande polo de inovação e potencial científico, contando com grandes empresas do setor tecnológico, além de importantes institutos de pesquisa e universidades, como a EESC.

“Fico muito honrado em poder representar a EESC e receber essa condecoração, que é muito importante não só para incentivar os novos pesquisadores, como também os alunos de pós-graduação, uma vez que eles podem observar que prefeitura e governo reconhecem e prestigiam atividades que realizamos tanto para o desenvolvimento de ciência e de pesquisa quanto em educação”, diz o professor Emiliano, pesquisador do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC.

Seu nome figurou no rol da modalidade Jovem Pesquisador pela pesquisa de sua autoria, que envolve três frentes bastante relevantes, como ele descreve: “uma das frentes aborda o melhoramento de eficiência de painéis fotovoltaicos. A segunda frente trata do desenvolvimento de sensores de baixo custo e a terceira é o desenvolvimento de lentes planas e que também prometem baratear o custo de dispositivos que precisam de elementos pequenos, como os smartphones, por exemplo”.

Além da modalidade Jovem Pesquisador, onde o professor Emiliano teve destaque, o Premio Ciência-Tecnologia de São Carlos reconheceu talentos nas modalidades Pesquisador Sênior, Pesquisador Emérito, Jovem Cientista, Professor de Ciência, Clube de Ciência e Servidor Inovador.

O secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, falou da importância do Prêmio. “Esse prêmio é importante porque reconhece o mérito dos pesquisadores, professores de Ciências e alunos de Ciências pelo trabalho que fazem para a cidade, para o Estado, para o país e para o mundo também. Mostra, ainda, todo o respeito que São Carlos tem pela Ciência e pelo trabalho científico que aqui é desenvolvido. E reúne um grande grupo, desde a iniciação até aqueles que já contribuem há bastante tempo com uma forma mais avançada. E evidentemente esse prêmio vai se espraiar na concepção que a cidade vive da tecnologia e vive da Ciência, se destacando regionalmente, nacionalmente e internacionalmente. O prêmio é uma distinção do que é realmente São Carlos”, ressaltou.

Já para o prefeito Airton Garcia, o essa homenagem atrai, cada vez mais, pessoas que ajudam no avanço da ciência e da tecnologia. “Um prêmio como este é muito significante. Ciência é São Carlos, tecnologia é São Carlos, e o prêmio distingue essa qualidade da cidade”, disse o prefeito parabenizando todos os homenageados.

Confira abaixo todas as categorias da premiação.

- Modalidade Pesquisador Sênior
Prof. Dr. Luiz Alberto Colnago – Embrapa

- Modalidade Jovem Pesquisador
Prof. Dr. Francisco Gil Coury - Prof. Adjunto - Universidade Federal de São Carlos