Doutoranda participa da segunda etapa presencial da Academia Global de Pesquisa sobre Cidades Sustentáveis
22 de março de 2023
Compartilhe:

Desde julho de 2022, a doutoranda Ana Maria Rodrigues Costa de Castro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (NEPER) e do PPG-SHS-EESC, faz parte da Academia Global de Pesquisa sobre Cidades Sustentáveis (Global Research Academy - Sustainable Cities).


Ana Maria em uma das atividades da academia, no Aterro Sanitário de Guarulhos-SP.
Fonte: arquivo do grupo

Ana foi selecionada com outros 9 doutorandos da USP (sendo a única representante da EESC), 10 da Kings College London (KCL) e 10 da Freie Universität Berlin (FU) para participar da academia. As atividades são coordenadas pelos professores Dr. Fabio Kon (USP), Dr. Robert Cowley (KCL) e Dr. Sérgio Costa (FU). 

A primeira etapa da academia aconteceu em Londres e Berlim, em julho de 2022, e a segunda em São Paulo, entre 27 de fevereiro e 2 de março de 2023.

A programação foi composta por palestras e visitas que permitiram discutir diferentes aspectos da sustentabilidade em cidades, além de apresentações das pesquisas que os doutorandos estão desenvolvendo. Alguns temas discutidos foram reuso de água, poluição do ar, nexo água-energia-alimento, serviços ecossistêmicos, desigualdade, economia circular, disposição de resíduos e geração de energia.

As atividades da academia ainda vão continuar. Os doutorandos estão divididos em 6 grupos de trabalhos e os resultados das pesquisas serão apresentados em junho de 2023. O grupo da Ana Maria está executando o projeto "Intervenções sustentáveis para gerenciar os resíduos de alimentos no varejo em São Paulo e Londres". Os pesquisadores estão buscando iniciativas de prevenção, redução e gerenciamento de resíduos de alimentos em supermercados e feiras nestas cidades.


Pesquisadores que estudam resíduos de alimentos. Da esquerda para direita: Daniel Conde (FU), Lea Zentgraf (FU), Cézar Luquine (USP), Ana Maria Castro (USP), Ribka Metaferia (KCL) Fonte: arquivo do grupo

Veja também