USP é classificada entre 100 melhores universidades do mundo
29 de junho de 2023
Compartilhe:

A USP é a 85ª melhor universidade do mundo, segundo o QS World University Ranking 2024 divulgado hoje, dia 27 de junho, pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS). Essa é a primeira vez que uma instituição brasileira entra para a lista das 100 melhores neste que é considerado um dos principais rankings universitários.

"Nossos pontos fortes foram a reputação acadêmica, a excelência das nossas pesquisas, o alto conceito que temos entre os empregadores e o impacto social do trabalho das pessoas que formamos. Trabalhamos com afinco, ao longo de décadas, para chegar a esse patamar. É claro que a missão de uma universidade não é disputar rankings. Essas classificações são apenas um efeito, não uma finalidade. De toda forma, notícias da nossa projeção reafirmam a nossa convicção de que estamos no caminho certo”, ressaltou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Na edição deste ano, o ranking avaliou quase 3 mil universidades de 104 países. As três universidades que lideram o ranking são o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), na 1ª posição; a Universidade de Cambridge, na 2ª posição; e a Universidade de Oxford, na 3ª.

Posição UNIVERSIDADE País
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Estados Unidos
Universidade de Cambridge Reino Unido Reino Unido
Universidade de Oxford Reino Unido
Universidade Harvard Estados Unidos
Universidade Stanford Estados Unidos
Imperial College London Reino Unido
Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH Zurich) Suíça
Universidade Nacional de Singapura Singapura
Universidade College London Reino Unidos
10º Universidade da Califórnia – Berkeley Estados Unidos
85º Universidade de São Paulo (USP) Brasil
93º Universidade Nacional Autónoma de México (Unam) México
95º Universidade de Buenos Aires (UBA) Argentina

Além da USP, outras três instituições brasileiras ficaram entre as 500 melhores do mundo: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 220ª posição, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 371ª, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na 419ª colocação.

Para o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, “o desempenho das universidades brasileiras nesta edição do ranking é um alívio muito bem-vindo após a trajetória descendente dos últimos anos. A USP atinge um marco significativo, entrando no alto escalão da excelência global do ensino superior e tornando-se a universidade mais bem classificada da América Latina”.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Indicadores

A vigésima edição do ranking passou por uma atualização na metodologia, pensada para refletir as mudanças nas prioridades dos estudantes e da sociedade de uma forma geral.

"O QS World University Rankings 2024 representa um passo importante na evolução da avaliação, com a mais significativa inovação metodológica desde sua criação, há duas décadas. Mais do que nunca, o ranking alinha-se às prioridades das gerações Z e Alpha, fornecendo às instituições uma visão única por meio da qual é possível avaliar seu desempenho em áreas fundamentais para moldar um futuro melhor para as próximas gerações", ressalta Sowter.

Foram incorporados três novos indicadores – Sustentabilidade, Empregabilidade e Rede Internacional de Pesquisa – além da reformulação dos indicadores já utilizados: Reputação Acadêmica, Citações Científicas, Reputação entre Empregadores, Proporção de Docente por Aluno, Proporção de Estudantes Estrangeiros e Corpo Docente Internacional. Em cinco desses indicadores o desempenho da USP se destaca. No quesito Empregabilidade, a USP ficou na 36ª posição; em Reputação Acadêmica, atingiu a 41ª maior pontuação; em Sustentabilidade, ficou na 44ª posição; em Reputação entre Empregadores, na 66ª posição; e em Rede Internacional de Pesquisa, na 76ª posição.

 “Na edição deste ano, houve uma mudança na metodologia adotada pelo QS World, com a incorporação de novos indicadores relacionados à pesquisa, sustentabilidade e impacto dos egressos. Esses novos indicadores contribuíram para uma avaliação mais robusta das instituições e tiveram grande impacto na classificação geral. Há décadas a USP investe em pesquisa e ensino de qualidade, assim como em atividades que fomentaram a reputação positiva junto à comunidade externa. Isso foi valorizado pelos indicadores desta edição, culminando na classificação inédita como uma das 100 melhores universidades do mundo”, explicou a coordenadora do Egida, Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques.

Além da classificação geral, a USP também sobressai nos rankings específicos da instituição. No QS World University Rankings by Subject, divulgado no dia 22 de março, a USP ficou entre as melhores universidades do mundo em 45 das 54 áreas de concentração avaliadas – e, em 12 áreas, ela ficou entre as 50 melhores do mundo: Odontologia (14ª posição); Engenharia de Petróleo (24ª); Antropologia (27ª); Agricultura e Silvicultura (28ª); Engenharia de Minas (30ª); Enfermagem (36ª); Línguas Modernas (41ª); Ciência Veterinária (42ª); Arquitetura (44ª); Sociologia (44ª), Engenharia Civil e de Estruturas (45ª); e Direito (47ª).

Texto: Erika Yamamoto, Jornal da USP
Arte: Simone Gomes /Joyce Tenório


Veja também