Professor e alunos da EESC recebem Prêmio CNT de Produção Acadêmica 2013
18 de novembro de 2013
Compartilhe:

 

O prêmio oferecido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) foi entregue durante o XXVII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). O evento aconteceu em Belém/PA de 4 a 8 de novembro.

 

“O CNT de Produção Acadêmica é, possivelmente, o mais importante prêmio nacional para pesquisadores da área de transportes”, comentou Setti, professor do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC. Segundo ele, essa conquista significa obter o reconhecimento de excelência em pesquisa simultaneamente da comunidade científica, representada pela ANPET, e do setor produtivo, representado pela CNT. “Sentimo-nos muito honrados em ter nosso trabalho entre os vencedores”, ressaltou.

 

Para o aluno de doutorado, o artigo justifica-se pelo fato do principal Manual de Capacidade Viária do mundo, o Highway Capacity Manual, usar a medida de desempenho denominada Porcentagem de Tempo Viajando em Pelotões para determinar o nível de serviço em rodovia de pista simples, o que, segundo ele, é praticamente impossível de ser obtido em campo. “No artigo foram testadas algumas propostas encontradas na literatura que insistem que há condições de determinar essa medida de desempenho a partir de outras variáveis de tráfego”, comentou Bessa Junior. “Os resultados encontrados mostram que essas estimativas não foram razoáveis, o que indica que – pelo menos para o caso brasileiro – outras medidas de desempenho alternativas devem ser utilizadas para determinar o nível de serviço em nossas rodovias”, acrescentou o pesquisador.

 

Por meio de uma homenagem do CNT ao esforço dos pesquisadores na busca por soluções tecnológicas, logísticas e de gestão no setor, os melhores artigos são publicados anualmente no livro Transporte em Transformação.

 

O Congresso reuniu cerca de 300 participantes entre especialistas, profissionais, estudantes e interessados, e promoveu discussões ligadas às atividades de transportes através de apresentações e discussões de artigos científicos, minicursos, palestras, simpósios, painéis e exposição de produtos relacionados ao tema.

 

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação EESC


Veja também