Alunos do Texas participam de programa de intercâmbio no SEL
28 de agosto de 2017
Assessoria de Comunicação

 

eesc sel study abroad todos
Alunos da EESC e da Universidade Texas A&M tiveram aulas juntos durante o programa

 

O principal motivo em escolher a USP é que os alunos podem ter aulas com os estudantes brasileiros, e isso não foi possível em nenhuma outra universidade, conta o professor da TAMU, Shankar Bhattacharyya, responsável por ministrar as aulas aos jovens. O aluno de Engenharia Elétrica, Aurélio Batista, aprovou a iniciativa: "A oportunidade de acompanhar aulas em inglês é um grande diferencial e uma ótima maneira de integração cultural", afirma.

 

Já em sua quarta edição no SEL, o Programa possibilita que os alunos cursem, em tempo reduzido, mas com o mesmo conteúdo e carga horária, duas disciplinas da grade regular de graduação em engenharia elétrica, obtendo, assim, os créditos necessários. As disciplinas oferecidas são: Sinais e Sistemas e Fundamentos de Controle Linear. Nesse ano, 28 alunos da EESC participaram do curso que é coorganizado pela professora do SEL, Vilma Alves de Oliveira.

 

eesc sel study abroad
Professor Shankar participa pela quarta vez do Study Abroad no SEL

  

"Nossos estudantes têm a oportunidade de conhecer como essas disciplinas são ministradas no exterior. É uma experiência muito enriquecedora para eles", afirma Vilma. A docente ressaltou, ainda, que o Programa é muito valorizado pelas universidades americanas, sendo oferecido por várias instituições. Além das aulas, os alunos também participaram de tarefas e testes relacionados à tecnologia da informação, realizando atividades práticas no Laboratório de Ensino Informatizado por meio do sistema Matlab ­– um software voltado para a resolução de cálculos numéricos.

 

Recepção

Os alunos estrangeiros chegaram a São Carlos no dia 9 de julho e foram recebidos pelo aluno de graduação, Pedro Paulo Vieira. Ele foi o responsável por toda a logística e programação dos visitantes durante a estada na capital da tecnologia. As aulas, que começaram no dia 10, tiveram duração de três semanas e contaram com a monitoria de dois alunos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da EESC: a doutoranda Rayza Araújo e o mestrando Rafael Magossi.

 

"Eles foram muito dedicados e chegavam até a pedir para estudar com a gente no período em que não estavam tendo aula. Acabamos nos envolvendo e isso criou um grande vínculo não só de ajuda, mas também de amizade", conta a dupla que recebeu cartões e presentes dos norte-americanos em forma de agradecimento.

 

Outro momento marcante do Programa ocorreu no dia 19 de julho, quando os participantes estiveram no Sarau, evento realizado no Centro Cultural Espaço 7, em parceria com o Projeto Contribuinte da Cultura. Essa foi mais uma oportunidade de integração entre os alunos, na qual puderam conversar e apreciar boa música.

 

eesc sel study abroad megan
Megan aprovou o contato com os brasileiros e as novas maneiras de aprendizado

 

"Eu sempre ouvi muita gente falar desse programa e realmente é muito interessante poder fazer uma viagem internacional. Para mim, a comunicação com as pessoas e as novas maneiras de aprender são as experiências mais valiosas", conta Megan Culler, aluna da TAMU.

 

Além do aprendizado, ela também aproveitou a viagem para conhecer belos lugares com seus colegas: "Fomos para Brotas, onde fizemos rafting, visitamos uma cachoeira e andamos de caiaque. Semana que vem vamos para o Rio de Janeiro", conta a estudante que ainda elogiou a gastronomia brasileira: "Adorei a comida e principalmente os sucos daqui".

 

eesc sel study abroad freddy
Freddy sonha em trabalhar um dia no Brasil numa empresa do setor químico

  

O venezuelano Freddy Sanchez, que estuda na TAMU, tem 31 anos e aos 19 se mudou para os Estados Unidos. Encantado pelo Brasil, ele sonha um dia em trabalhar no país: "Eu sinto falta da América do Sul, da temperatura, das belezas naturais e das pessoas. Todos no Brasil estão sendo muito legais comigo e com certeza traria meus filhos para viver aqui", diz o estudante que tem como objetivo trabalhar em uma empresa do setor químico.

 

informação Assessoria de Comunicação do SEL Tel.: (16) 3373-8740 E-mail: comunica.sel@usp.br

 

Por Henrique Fontes da Assessoria de Comunicação do SEL

Fotos: Henrique Fontes


Veja também