A admissão de estudantes especiais em disciplinas dos cursos de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) é regulamentada pelo Conselho de Graduação, sendo possíveis duas formas de ingresso: via Processo Regular ou via Programa de Intercâmbio Acadêmico USP-Unesp-Unicamp (neste último, apenas para alunos dessas instituições parceiras).
Os processos são realizados regularmente, conforme calendário acadêmico anual, com datas e dinâmicas distintas.
A Escola de Engenharia de São Carlos oferece 11 programas "stricto sensu" de pós-graduação, com opções de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado, todos com ótima avaliação da CAPES.
Desenvolve pesquisas para materiais de uso na engenharia, desenvolvimento de polímeros e materiais cerâmicos funcionais, nanotecnologia, laser aplicado ao processamento e desenvolvimento de materiais, tribologia, fadiga e fratura, recobrimento passivo e ativo e novos processos para indústria automobilística, ceramista e moveleira entre tantos outros.
| Regulamento: | Resolução CoPGr nº 7839 (para ingressantes até 15/03/2022) Resolução CoPGr nº 8185 (para ingressantes a partir de 16/03/2022) |
Aborda a temática “ambiental, socioambiental e sustentabilidade”, com um forte caráter multidisciplinar. O Programa contempla aspectos da ecologia qualitativa e quantitativa, ecotoxicologia aquática, ecologia florestal, áreas especialmente protegidas, planejamento e gerenciamento de recursos hídricos, governança das águas, hidrometria aplicada, instrumentos de gestão ambiental, climatologia dinâmica, ecologia industrial e instrumentação aplicada às ciências da engenharia ambiental.
| Regulamento: | Resolução CoPGr nº 7917 (para ingressantes até 15/03/2022) Resolução CoPGr nº 8194 (para ingressantes a partir de 16/03/2022) Resolução CoPGr nº 8714 (para ingressantes a partir de 04/11/2024) |
Desenvolve pesquisas teóricas e experimentais referentes aos materiais estruturais: aço, concreto, argamassa armada, madeira e materiais compostos.
| Regulamento: | Resolução CoPGr nº 7840 (para ingressantes até 15/03/2022) Resolução CoPGr nº 8186 (para ingressantes a partir de 16/03/2022) |
Desenvolve pesquisas nas áreas de processos e gestão de operações (pesquisa operacional, redes produtivas e logística integrada, gestão de melhoria e mudança) e economia, organizações e gestão do conhecimento (economia e finanças corporativas, análise de organizações do trabalho, gestão do conhecimento e sistemas de Informação), assim como em processos avançados para manufatura (usinagem e conformação de metais).
| Regulamento: | Resolução CoPGr nº 7762 (para ingressantes até 15/03/2022) Resolução CoPGr nº 8187 (para ingressantes a partir de 16/03/2022) |
Abrange as áreas de planejamento, projeto, construção, operação, manutenção, gerenciamento e avaliação de sistemas de transportes e geomática aplicada aos transportes.
| Regulamento: | Resolução CoPGr nº 7763 (para ingressantes até 15/03/2022) Resolução CoPGr nº 8188 (para ingressantes a partir de 16/03/2022) |
Tem por objetivo formar profissionais capacitados e especializados para os setores produtivo, acadêmico e técnico-científico, além de contribuir para a evolução da Engenharia Elétrica. Caracteriza suas pesquisas em torno das áreas de concentração: processamento de sinais e instrumentação, sistemas dinâmicos, sistemas elétricos de potência e telecomunicações. Dispõe de infraestrutura e profissionais de alto nível, além de uma quantidade significativa de recursos financeiros para pesquisa.
| Regulamento: | Resolução CoPGr nº 7841 (para ingressantes até 15/03/2022) Resolução CoPGr nº 8419 (para ingressantes a partir de 16/03/2022) |
Desenvolve pesquisas em tratamento de águas residuárias (industriais e domésticas) e de abastecimento; em hidrologia, hidráulica e recursos hídricos; em disposição e tratamento de resíduos sólidos e em controle da poluição atmosférica.
| Regulamento: | Resolução CoPGr nº 7933 (para ingressantes até 15/03/2022) Resolução CoPGr nº 8190 (para ingressantes a partir de 16/03/2022) |
Atua nas áreas de aeronáutica, dinâmica de máquinas e sistemas, manufatura, materiais, projeto mecânico e térmica e fluídos.
| Regulamento: | Resolução CoPGr nº 7868 (para ingressantes até 15/03/2022) Resolução CoPGr nº 8191 (para ingressantes a partir de 16/03/2022) |
Busca desenvolver pesquisas básicas e aplicadas para a solução de problemas relacionados à saúde através da capacitação de profissionais com formação em ciências exatas (engenharia, física, química, matemática), em ciências biológicas (biólogos) ou da saúde (médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos entre outros). O programa é oferecido em conjunto pela EESC, pelo Instituto de Química de São Carlos e pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, todos da USP.
| Regulamento: | Resolução CoPGr nº 6944 |
Atua nas áreas de geologia de engenharia, mecânica dos solos e mecânica das rochas, geotecnia ambiental, melhoria dos solos e geossintéticos.
| Regulamento: | Resolução CoPGr nº 8441 (para ingressantes até 15/03/2022) Resolução CoPGr nº 8420 |
Os interessados podem participar dos cursos de mestrado e doutorado da EESC na condição de aluno regular ou especial, cujos critérios de acesso são específicos de cada curso e divulgados por meio de editais de chamada de inscrição. As opções valem para alunos brasileiros e estrangeiros.
Cursos que envolvem prática ou aprendizagem pós-formação acadêmica, oferecidos no formato de extensão universitária nas modalidades especialização, aperfeiçoamento e atualização, tem como foco profissionais que desejam acompanhar as mudanças da sua área de atuação.
Confira os cursos de Educação Continuada oferecidos pela EESC.
Promove a capacitação e educação continuada de profissionais de formação interdisciplinar e envolver alunos de escolas do ensino fundamental e médio, na construção de conceitos inter-relacionados de Ciência, Ecologia e Educação Ambiental, tendo como enfoque principal a visão sistêmica e integrada de Bacia Hidrográfica. 
Capacita profissionais em temas clássicos e contemporâneos em engenharia e gestão da produção para o gerenciamento de empresas públicas e privadas, além de apresentar técnicas de gestão moderna em ambientes produtivos. 
Promove a capacitação e educação continuada de profissionais da área de Engenharia, tendo como enfoque principal a visão sistêmica e integrada de Recursos Hídricos. O curso visita capacitar os participantes ao gerenciamento dos Recursos Hídricos, contemplando disciplinas de caráter básico, para a compreensão dos processos fundamentais, até a utilização de ferramentas computacionais para o estudo de alternativas de projeto. 
O curso é uma parceria entre a Escola de Engenharia de São Carlos e o Ministerio de Obras Pública y Comunicaciones (MOPC) do Paraguaicom. Tem duração de 1 ano e o objetivo de capacitar Engenheiros que são servidores do Ministério do Paraguai. 
O curso é uma parceria entre a Escola de Engenharia de São Carlos e o Ministerio de Obras Pública y Comunicaciones (MOPC) do Paraguaicom. Tem duração de 1 ano e o objetivo de capacitar Engenheiros que são servidores do Ministério do Paraguai. 
O curso tem como público-alvo estudantes graduados, com formação em ciências exatas, interessados em complementar os conhecimentos na área de sistemas aeronáuticos ou atuar profissionalmente nessa área. 
Apresenta o princípio de funcionamento, interpretação de resultados obtidos, aplicações e estado da arte de técnicas de caracterização de materiais de engenharia, incluindo técnicas de análise microestrutural, análise térmica, difratometria de raios-X, de modo a possibilitar ao aluno a execução e a análise dos métodos de análise de maneira autônoma na solução de problemas práticos na indústria e na pesquisa. 
Os cursos de difusão, que tem carga horária mínima de 4 horas, pode ser uma atividade de divulgação artística, cultural, científica, técnica, tecnológica ou desportiva e se destina ao público em geral, sem exigência de formação em nível superior.
Além de ser gratuita, a USP tem ações voltadas aos alunos que passam por dificuldades socioeconômicas. Por meio do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e do Serviço de Promoção Social do Campus, oferece benefícios como auxílio moradia, alimentação, transporte e livros. Oferece, também, bolsas remuneradas para estágios ou participação em projetos.
Saiba mais...