Pesquisadores da USP lançam obra sobre desastres
21 de março de 2017
Compartilhe: Desastres: múltiplas abordagens e desafios (Elsevier, 2017, 328 páginas, R$ 99,90). Essa é a primeira publicação conjunta de mais de 40 pesquisadores que integram o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de São Paulo (CEPED-SP) da USP, um grupo multidisciplinar de pesquisa que tem a finalidade de congregar, integrar, organizar e consolidar diferentes estudos sobre a temática de desastres.

&source=Escola%20de%20Engenharia%20de%20S%C3%A3o%20Carlos" id="linkedin-share-btt" rel="nofollow" target="_blank" class="linkedin-share-button"> Desastres: múltiplas abordagens e desafios (Elsevier, 2017, 328 páginas, R$ 99,90). Essa é a primeira publicação conjunta de mais de 40 pesquisadores que integram o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de São Paulo (CEPED-SP) da USP, um grupo multidisciplinar de pesquisa que tem a finalidade de congregar, integrar, organizar e consolidar diferentes estudos sobre a temática de desastres.

+https%3A%2F%2Feesc.usp.br%2Fnoticias%2Fposts_s.php?guid=pesquisadores-da-usp-lancam-obra-sobre-desastres" target="_blank">

 

eesc livro desastres

 

A publicação teve a participação de pesquisadores integrantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP por meio do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desastres Naturais (Pró-Alertas) da CAPES e do CEPED-SP, com parceria do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e da Universidade de Warwick, no Reino Unido.

 

O capítulo intitulado Utilização de Dados Voluntários no Gerenciamento de Riscos de Enchentes foi elaborado com financiamento do programa Pró-Alertas e com a participação dos seguintes pesquisadores: Narumi Abe, Maria Clara Fava, Camilo Restrepo Estrada e professor Eduardo Mario Mendiondo, da EESC; José Antônio Marengo Orsini e Luz Adriana Cuartas, do CEMADEN; Werner Leyh, do ICMC; além do professor emérito do ICMC e colaborador na Universidade de Warwick, João Porto de Albuquerque. Esse grupo de pesquisadores já havia recebido uma menção honrosa pelo CEMADEN com trabalhos da área, saiba mais clicando aqui.

 

Durante o evento de lançamento, os autores apresentaram as perspectivas e desafios relacionados aos temas abordados no livro: educação, psicologia, indicadores de resiliência, logística humanitária, resíduos de desastres, mudanças climáticas, eventos extremos, movimentos de massa, gerenciamento de risco de enchente, gerenciamento integrado de risco, percepção de risco e arquitetura humanitária.

 

A obra, organizada por Wanda Maria Risso Günther, Larissa Ciccotti e Angela Cassia Rodrigues, pode ser adquirida clicando aqui.

 

informação

Professor Eduardo Mario Mendiondo E-mail: emm@sc.usp.br  

 

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: Divulgação


Veja também