Obra sobre energias renováveis alcança 3 mil downloads no Portal de Livros Abertos da USP
21 de agosto de 2018

eesc slide livro mauad

Tendo como coautoras as alunas do curso de Engenharia Ambiental da EESC, Luciana da Costa Ferreira e Tatiana Costa Guimarães Trindade, o e-book foi disponibilizado na plataforma em outubro de 2017, quando foi baixado 360 vezes. No mês seguinte, em novembro, o número de leitores interessados quase dobrou, passando de 600 downloads. E, finalmente, em consulta realizada no começo deste mês de agosto, verificou-se o alcance de mais de três mil exemplares fornecidos de forma eletrônica, gratuitamente.

eesc livro energias renovaveis grafico

Segundo o professor Mauad, o grande número de downloads em menos de um ano demonstra que a carência pelo tema do aproveitamento das fontes energéticas renováveis é muito grande no País, embora o Brasil tenha um enorme potencial para a geração de energia elétrica por meio de energias alternativas. "Quando escrevi o livro, em parceria com alunas do curso de Engenharia Ambiental, meu foco era atender aos cursos de graduação nos quais ministro aulas: Engenharia Elétrica, Ambiental e Mecânica. Porém minha expectativa foi em muito suplantada, e vejo como uma contribuição que pode e deve ser seguida por colegas da USP", conta o docente.

capaA obra – O livro foi a primeira publicação da EESC na plataforma de livros abertos da Universidade e seu conteúdo trata sobre as principais fontes de energia renovável que possuem grande potencial de participação na matriz elétrica brasileira: energia hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.

Estabelecendo um panorama nacional e internacional, o texto realiza uma análise sobre as tecnologias e desafios relacionados ao aproveitamento de cada uma dessas fontes, além de impactos ambientais, econômicos e sociais envolvidos na exploração dessas energias. Apresenta também o funcionamento, os fundamentos do dimensionamento, os principais componentes de cada sistema e os incentivos governamentais e legislação pertinente.

Para obter seu exemplar eletrônico gratuitamente, clique neste link.

Sobre o Portal de Livros Abertos da USP – Lançado em 2016 pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), o Portal de Livros Abertos reúne livros de todas as áreas do conhecimento, com acesso gratuito e sem uso de senha. Ele pode ser acessado no endereço www.livrosabertos.sibi.usp.br.

A plataforma tem a proposta de agregar, divulgar e dar maior visibilidade e acessibilidade aos livros publicados em acesso aberto, produzidos por professores e funcionários técnicos e administrativos da USP, além dos materiais dispersos em páginas pessoais, blogs e sites da Universidade.

Para que o livro fique disponível é necessário que o detentor dos direitos autorais efetive o pedido, que passará por uma análise pela equipe do Portal. Para saber mais, visite esta página.

informação

Professor Frederico Fábio Mauad Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC Tel.: (16) 3373-8255 E-mail: mauadffm@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações do SIBiUSPGráfico: Adaptação de Carlos MartinezImagens: Divulgação